Após quarenta anos de convulsão social, Cali (Colômbia) está voltando sua atenção novamente para o planejamento urbano e revitalização. Uma economia sustentavelmente estável levou as autoridades a intervirem na renovação do espaço público e sistema de transporte. Trabalhando na promoção do patrimônio natural de Cali, o escritório de urbanismo e paisagismo West 8 se associou à Prefeitura de Cali para projetar o Parque Linear Rio Cali como parte de uma iniciativa chamada “Um sonho atravessado por um rio”. O projeto visa criar um espaço público seguro e bem conectado com o centro urbano.
O rápido crescimento econômico estimulou a necessidade de um centro de atividades comerciais junto à expansão do espaço público para atender às necessidades dos cidadãos. A cargo de um grupo de empresários, o projeto Rio Cali impõe o valor do espaço público em um contexto urbano que pode reunir diversos grupos de pessoas.
O projeto prioriza o pedestre e o ciclista ao lugar do automóvel. Calçadas e ciclovias tecem uma malha pela cidade, conectando terminais de transporte público com as paisagens natural e urbana. A crescente estabilidade sociopolítica permite a reconfiguração da identidade coletiva de Cali; uma recente cultura de rua está se desenvolvendo à medida que a vida das pessoas começa a se reorientar em torno dos espaços públicos.
O projeto de West 8 lida com questões como o desmatamento, poluição e segurança, transformando “espaços urbanos verdes e subutilizados em uma revitalização ecológica da paisagem e um respeitado destino político.”
A primeira faz do Parque Linear Rio Cali terá suas obras iniciadas ainda este mês, com conclusão prevista para setembro desse ano. Duas faixas de rolamento serão substituídas por passeios peatonais e ciclovias ao longo do Passeio do Rio.
A segunda fase começará a ser implementada em fevereiro deste ano e será concluída em novembro. Essa etapa incluirá a construção do monumento aos jornalistas, o Passeio Bolívar, o parque Jorge Isaacs e a praça CAM.
Via Plataforma Urbana